Vestibular UEMG 2018 - Provas objetivas foram aplicadas no último domingo, 07 de janeiro.


Na tarde do último domingo, 07 de janeiro de 2018, mais de 17 mil candidatos estiveram presentes na aplicação das Provas Gerais para o Vestibular UEMG 2018. O certame foi realizado em 16 cidades do estado de Minas Gerais, onde os candidatos disputaram um total de 3.206 vagas em 114 cursos de graduação.

O processo seletivo se iniciou de forma tranquila em todas as unidades, com os portões sendo abertos pontualmente ao meio dia e fechados às 13h30, conforme previsto em edital.

De caráter eliminatório, as Provas Gerais foram estruturadas com 54 questões objetivas, contendo quatro alternativas cada. Além das questões de múltipla escolha, os candidatos foram instados à construção de uma redação, com o tema: depressão: o mal do século XXI, que foi muito bem recebida pelos candidatos.

Antes da abertura dos portões dos locais de provas e início do vestibular, eles partilharam suas expectativas e ainda tiveram a oportunidade registrar suas experiências após terem realizado a prova.

Para o candidato Felipe, de 20 anos, a expectativa era de uma prova composta por questões mais desafiadoras. Segundo ele, sua preparação para o ENEM lhe daria a base necessária para encarar o certame da UEMG e adquirir uma boa pontuação.

Outro candidato que também informou não esperar por uma prova fácil, André, de 18 anos, comentou que a concorrência nos vestibulares da Universidade do Estado de Minas Gerais, vem aumentando a cada ano e isso reflete a força que a instituição possui na educação superior do estado.

A candidata Emily também ressaltou a qualidade da proposta curricular apresentada pela UEMG e destacou ainda a forte presença que a UEMG possui no estado e sua motivação para submeter-se ao vestibular: "ter a oportunidade de estudar em uma instituição com o padrão de qualidade da universidade e ainda poder estudar perto de casa foi um fator determinante".

Já para as amigas Luana e Juliana, que demonstraram confiança para a prova, o segredo está em fazer uma boa preparação. Juliana comentou que vinha se preparando para o ENEM e que, nos últimos meses, a dedicação foi direcionada totalmente para o Vestibular UEMG 2018.

Ao final das Provas Gerais, os candidatos elogiaram o tema da redação, que agradou pela atualidade e por sua relevância no contexto social. A Candidata Juliana, por exemplo, que mesmo achando a prova muito difícil, não deixou de elogiar a escolha do tema para a redação e principalmente a estruturação do texto base, para a construção da redação. Ainda segundo a candidata, todas as questões estavam bem estruturadas e o processo como um todo estava bem organizado.

Para Carolina, candidata de 20 anos, o tema da redação não era esperado por ela. Mesmo demonstrando surpresa, Carolina comentou que falar da depressão é importante e extremamente necessário nos dias atuais. Por isso, considera que a escolha do tema foi muito acertada.

Outra candidata que também destacou a redação como ponto-chave da prova foi a Rafaela. Ela comentou que se aproximou muito do tema, devido a uma recente perda em sua família. Segundo a candidata, falar sobre o tema foi uma experiência muito interessante. Ela ainda ressaltou a organização e elogiou a Universidade do Estado de Minas Gerais pela oportunidade e pela qualidade do ensino que ela vem oferecendo a seus discentes.

Com a aplicação das Provas Gerais, o resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 9 de fevereiro. As matrículas dos aprovados em primeira chamada ocorrerão de 19 a 23 de fevereiro.






Política de Privacidade Política de Cookies
'