Encontro promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais aproxima candidatos ao vestibular 2018 da cultura mineira


Os candidatos ao Vestibular UEMG 2018 participaram, nesta quarta-feira, 13 de dezembro, do evento Encontro com o Autor e puderam absorver um pouco da experiência compartilhada pelo jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes.

O evento foi iniciado com as palavras do Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, o Sr. Dijon Moraes Júnior, que destacou a relevância de autores mineiros para a cultura nacional e da própria cultura mineira.

O Reitor ponderou que, apesar de jovem, a UEMG possui um belo caminho pela frente, um caminho de prosperidade, credibilidade e solidez no cenário da educação nacional. Ele destacou, ainda, que a instituição, com seus 146 cursos de Ensino Superior (sendo 117 na graduação e 29 na pós-graduação), está posicionada como a terceira maior universidade pública de Minas Gerais.

Ao mencionar que a UEMG conta hoje com mais de 20.000 estudantes e que essa demanda vem crescendo ano após ano, o Sr. Dijon ressaltou o posicionamento e a representatividade da universidade no estado, informando que "[...] a UEMG está presente em 21 cidades de Minas Gerais, no formato presencial, e em mais 4 no formato a distância, sendo a única universidade com essa capilaridade no estado'.

Outro ponto destacado pelo Reitor e bem recebido pelos candidatos participantes do evento relaciona-se ao papel social da UEMG. Ao demonstrar seu orgulho em informar que 74% dos seus alunos são oriundos da escola pública, o Sr. Dijon ressaltou que esse resultado representa um verdadeiro recorde para o estado e para o país. Informou ainda que ele é fruto de muito trabalho e planejamento, lembrando que a UEMG foi a primeira universidade do estado a implementar o Regime de Cotas, no ano de 2004.

Antes de passar a palavra para Carlos Herculano, o Sr. Dijon agradeceu pela presença de todos e parabenizou os candidatos por escolherem a UEMG como sua universidade. Ao mencionar que a UEMG é uma instituição vocacionada para o futuro e não para o passado, o Reitor colheu fortes aplausos da plateia, encerrando, assim, o seu discurso de abertura do evento.

Dessa forma, deu-se início ao Encontro com o Autor, que contou com a participação do premiado escritor Carlos Herculano Lopes, autor da obra A Dança dos Cabelos, indicada, neste ano, como uma das literaturas de estudo para o processo seletivo da universidade.

Também estiveram presentes no evento o Vice-Reitor da UEMG, o Professor José Eustáquio de Brito, a Professora Márlei Glória Fernandes - Presidente da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Vestibular -, a Professora Elizabeth Dias Munaier Lages - Pró-Reitora de Ensino -, Professora Léa Márcia Ferreira Nicácio - Assessora da Pró-Reitora de Ensino e a Professora Maria de Fátima da Luz.

O Encontro com o Autor deste ano foi marcado pelo grande número de participantes que, além de adquirirem novas experiências, ganharam uma sessão de autógrafos, promovida pelo próprio Carlos Herculano, o qual, de forma muito solícita, também respondeu a todas as perguntas feitas pelos participantes. Além disso, o evento contou com um stand onde os candidatos que ainda não tiveram contato com a obra puderam adquirir o livro no próprio local. O Instituto AOCP, organizadora do evento e também do processo seletivo Vestibular UEMG 2018, ainda promoveu o sorteio de quatro exemplares da obra, que foi muito bem recebida pelos participantes sortudos.






Política de Privacidade Política de Cookies
'